quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bico de jaca, clássico de classe


taça vinho na comodoro

Dando uma olhada nas lojas de decoração online (off também), andei percebendo o retorno de uma textura láaaaa da minha infância, a bico de jaca! Na verdade de até antes da minha infância...rs 
O sucesso foi lá nos anos 70, mas lembro que lá em casa tinha várias xicrinhas com a textura, e eram embalagens de extrato de tomate ou coisa assim. Quem lembra? Tentei achar foto delas mas não achei nem por decreto! Ah! Tem aquele perfume da avon que usou o bico de jaca também! O Cristal Deoparfum.


Enfim, o "desing" bico de jaca é moda que vem e vai. Presença carimbada em cenários de produções de belle époque (filmes, novelas, séries) pois foi um estilo lá do começo do século XX com o surgimento da art nouveau, muito marcado por formas rebuscadas, ligadas à natureza, flores, insetos, o corpo humano (Fonte:ADEMIRJ).
Pesquisei muuuuito (juro, foi muito mesmo) para achar a história do bico de jaca, mas tá difícil viu! Se alguém tem ideia de onde achar, por favor me indique! O mais perto que cheguei é que provavelmente foi criado pela baccarat,já que a textura também é conhecida pelo nome da lendária companhia.

Por fim, algumas peças e as lojas onde encontrar:
bomboniere na maria presenteira


balde de gelo na maria presenteira
fruteira na maria presenteira
copo na maria presenteira 

taça champagne na camicado


taça sobremesa na mickey

Um comentário:

  1. O que é bom retorna e nos dias de hoje o novo não existe e sim o que chamam de releitura que para mim é copia invertida rsssss. Obrigada por sua pesquisa mais um aprendizado para minha cadernetinha bjcas

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!