quinta-feira, 15 de março de 2012

Meu segundo lote de terra! hortinha de temperos...

já fazia tempo que queria plantar meus próprios temperinhos. Quem já foi para a cozinha fazer ao menos um omelete sabe que temperinhos frescos são tãaaaaao melhores que os secos. Então bora lá, mãos na massa ou no caso melhor dizendo, na terra!
Olha só!!! Passo a passo!!! Dessa vez consegui ir fotografando enquanto andava aprontando em casa!
Moro no térreo e tenho um pseudoquintalzinho. Poderia até colocar todas as plantinhas lá...mas as coitadinhas morreriam afogadas quando chovesse, então prefiro a janela do banheiro mesmo. Mas a hortinha não ia caber lá também, então ela tá ficando lá fora mesmo...dei um jeitinho de esconder ela das baitas chuvas de verão e acho que estão gostando...lê tudo pra chegar lá no final e ver o resultado!!

Adendo: esse vaso todo ai saiu depois de uma boa pesquisa internet afora. De jardinagem mesmo eu sou beeeeeem pouco entendedora...rs.


Vamos lá o que serve pra que:

Argila expandida: A argila ajuda na drenagem da água para as raízes não ficarem encardidas.
Manta Bidim ou manta de drenagem:  Um tipo de tecido que serve como filtro entre a terra e a argila expandida, separa as duas coisas e faz parte do processo de drenagem da agua também..(então gente eu usei o TNT que li em algum lugar que eles tinham texturas parecidas, acho q está dando certo até agora)
Humus de minhoca: ou coco de minhoca (eca!) não gente! as pobrezinhas comem o que? então, não precisa ter nojinho. O humus de minhoca é o redbull da terra!

Tento molhar as palntinhas todos os dias, só domingos que não dá por que estou na casa do namorado, mas elas aguentam um dia sem mim!
Dois meses depois olha só que belezura que estão meus temperinhos!!! 



Acho que logo logo vou ter que separar casa uma num vasinho diferente...pelo andar da carruagem a coisa ta crescendo bastante. Acho que vai virar uma hortinha em garrafas pet!!! Lindo né!!!

Pessoas "jardinantes" Por favor me corrijam se eu disse alguma besteira ai em cima tá!



4 comentários:

  1. Adorei, fofissimo!
    Yara

    ResponderExcluir
  2. Valéria, cheguei ao teu blog pelo Milonga e descobri que é possível fazer uma hortinha só com sementes, sem as mudas. Eu estava procurando mudinhas há um tempão, mas agora vou seguir suas instruçoes e botar as mãos na terra.As fotos dos saquinhos ficaram pequenas. Vc pode me dizer quais temperos vc plantou ?
    Beijo carinhosos
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana! Seja bem vinda!!!
    Então, eu plantei nessa floreira ai manjericão, cebolinha, alecrim e salsinha. Quem foi pra frente mesmo foi o manjericão (esses cresceu que foi uma beleza) e a salsinha. A cebolinha até deu as caras, mas não engrenou não, e o alecrim, esse ficou com preguiça...
    Bom plantio pra vc!
    bjokas
    Val

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!